top of page

Propostas de candidatos que interferem no bairro da Penha

Em relação ao lixo e caçambas abandonadas, que é um grande problema na Penha, temos:

João Doria (PSDB)

  Desenvolver campanhas de conscientização da população sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem dos resíduos sólidos como fatores da sustentabilidade e da melhoria da qualidade de vida da população;

  Investir na ampliação do sistema de coleta seletiva e de triagem e processamento dos resíduos sólidos, priorizando as parcerias com as cooperativas de catadores e de reciclagem envolvidas nesse sistema e dotando-as da infraestrutura necessária para o desempenho das suas atividades;

Celso Russomanno (PRB)

  O lixo na cidade de São Paulo é uma questão das mais sérias. Prefeitos já criaram taxas e não resolveram o problema. Na última campanha o atual gestor prometeu ampliar sensivelmente o número de ecopontos e a abrangência da coleta seletiva, mas quase nada foi feito. Já passou da hora de implementar na cidade de São Paulo as determinações da Lei da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010, especialmente quanto à logística reversa, que deve ser exigida de todos os fornecedores de produtos e serviços. Nossa meta será resgatar a credibilidade dos administradores públicos e não faremos isso privatizando importantes equipamentos urbanos que, se melhor explorados, podem servir ao lazer da população paulistana e garantirem sua manutenção.

Marta Suplicy (PMDB)

   Estímulos às empresas com planta fabril ou sede administrativa na cidade a elaborar um plano de logística reversa.

   Estimular, por meio de campanhas educativas o descarte correto de resíduos e a coleta seletiva.

   Ampliar o Programa de Coleta Seletiva e expandir a rede de Ecopontos.

   Dar continuidade e efetivar o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

  Promover a inclusão social e regulamentação da atividade dos catadores de lixo, aproximando o poder público das cooperativas e associações de catadores.

Em relação à mobilidade, o que é extremamente importante e precário no bairro da Penha, temos:

João Doria (PSDB)

  Extinguir a Secretaria de Infraestrutura Urbana e as Subprefeituras, descentralizando os serviços para 46 as novas estruturas de Prefeituras Regionais, com os respectivos orçamentos;

  Introduzir novas tecnologias para apontar as demandas de zeladoria urbana, manutenção e recuperação dos ativos das Prefeituras Regionais.

Celso Russomanno (PRB)

  Colocar para funcionar o serviço Tapa-Buraco, que é de responsabilidade da Coordenação de Manutenção e Infraestrutura Urbana para os necessários serviços de reparo e manutenção, para o preenchimento dos buracos em vias públicas pavimentadas.

Marta Suplicy (PMDB)

  Desenvolver um programa de recuperação dos passeios públicos começando pela retomada do Plano Emergencial de Calçadas, buscando adequá-las às normas de padronização, segurança, iluminação e acessibilidade, com intensificação de manutenção e fiscalização.

  Ampliar o perímetro de rotas acessíveis de calçadas em parceria com empresas responsáveis por estações e terminais de ônibus, trem e metrô.

  Implementar sinalização para mobilidade a pé, inclusive sonora para pessoas com deficiência visual, tais como semáforos e placas indicando a preferência nos cruzamentos.

  Aprimorar e ampliar a infraestrutura acessória como: expansão da capacidade dos bicicletários e paraciclos, sistema de empréstimo de bicicletas, sinalização vertical e horizontal, segurança, iluminação, bebedouros e parcerias com o comércio para disponibilização de banheiros públicos em troca de incentivos.

Em relação à degradação do patrimônio público e ao obstruimento de vias e semáforos, algo frequente na Penha, temos:

 

João Doria (PSDB)

  Implementar Projetos de Requalificação Urbanística em parceria com associações representativas da região impactada, para melhoria do espaço público, da paisagem urbana e da atratividade para os que o utilizam;

  Delegar à iniciativa privada, na forma de concessão, a prestação dos serviços funerários e a administração dos cemitérios municipais, cabendo 47 à Administração Pública a responsabilidade pela fiscalização e regulação das atividades concedidas;

   Prestar serviços de zeladoria à cidade em micro áreas delimitadas, em conjunto com a iniciativa privada, em regime de parceria público-privada, consistentes em constante recapeamento, diuturna pintura de faixas e guias, intensa varrição, corte preventivo e remoção de árvores, ajardinamento, ordenação do trânsito, uso adequado de caçambas, limpeza eficaz de bueiros, manutenção intensa e conservação dos pontos de ônibus, com fiscalização pelas Prefeituras Regionais.

Celso Russomanno (PRB)

  O candidato não apresentou propostas sobre a conservação do patrimônio público e sobre o desobstruimento de vias e semáforos.

Marta Suplicy (PMDB)

  Modernizar os canais à disposição do cidadão para solicitar serviços de zeladoria bem como para acompanhar a execução destes.

  Criar uma central de denúncia, por meio do aplicativo para registro de ocorrências, envio de fotos, geração de protocolo de atendimento, acompanhamento e atendimento da solicitação.

   Melhorar o serviço de varrição de ruas e de cata-bagulho.

   Reduzir o tempo de espera para as solicitações de poda de árvores.

   Modernizar e padronizar os procedimentos para poda e remoção de árvores.

  Garantir subsídios e gratuidades para as famílias que não podem arcar com o serviço funerário bem como um sepultamento digno a todos.

   Aumentar a participação de fornecedores privados no serviço funerário visando melhorar o serviço oferecido.

Pesquisa de

Julia Palladino

Thomás Figueiredo

Vítor Salomão

bottom of page